terça-feira, 22 de março de 2011

Cavaco Silva também já é o meu presidente, ou, o poder da mente.

Há uns tempos encontrei-me com um amigo de infância a quem miraculosamente alguém descobriu “poderes”.
A fama do Rocha como extra-sensorial deixou a cambada que, como eu, o conhece desde o tempo da carteira da escola de queixos caídos, “o rocha quê?”, “só pode ser brincadeira” comentávamos todos.
O certo é que o Rocha se “monta” num Mercedes topo de gama, vive numa moradia que mais parece um castelo na zona das praias, e quando se passeia pelos Guindais, onde nasceu e cresceu, distribui notas de 5 euros como quem dá milho aos pombos.
Encontrei-o há dias numa das minhas regulares incursões às origens, foi à porta da confeitaria Paulista, ali ao lado do Café Batalha junto à Praça da Batalha.
“Rocha, que é feito de ti pá? Disseram-me que estás bem de vida, então agora és bruxo?”, perguntei eu.
“Faço pela vida”, disse-me ele…
Abraçamo-nos, rimos e fomos tomar café.
No espaço de 100/150 metros encontramos novos e velhos que nos reconheceram, passados muitos minutos lá fomos tomar um café ao Batalha e eu, logo que pude, questionei o meu colega de escola primária.
“Oube lá ó Rocha, ando aqui lixado com dores nas articulações, tu, a quem todos reconhecem domínio do sobrenatural, não me podes ajudar?”
“Zé, é tudo uma questão mental. Se te doer a cabeça concentras-te e mentalizas-te que te dói um pé, vais ver que consegues, mais tarde, convences-te mesmo que não tens dor nenhuma”.
Há anos que sinto estranheza quando ouço chamar a Cavaco Silva “Presidente de todos os Portugueses”.
Quando ganhei consciência política, após o 25 de Abril de 1974, revi-me em todos os presidentes democraticamente eleitos, mas Cavaco Silva não se enquadrava nos parâmetros que eu, um leigo, pré estabeleci, até hoje.
Hoje, e valendo-me do poder da mente que o meu amigo Rocha estimulou, ao ouvir o elogio do Presidente ao falecido Artur Agostinho, concentrei-me. O incenso presidencial foi para José Saramago e até consegui transferir para o pedófilo Carlos Cruz os comentários bajulares de Artur Agostinho a Salazar.
Politicamente, sinto-me muito melhor, porque o raio das dores nos ossos, essas não me largam.

5 comentários:

  1. Muito boa jogada!
    Bola muito bem conduzida, agarrada ao pé e depois de algumas fintas um remate para GOLLLLO!
    Afinal parece que não é dificil falar a sério... brincando.
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  2. Já somos dois com a "backache". Mas, já que o Rocha não tem cura para isto e a mentalização não é muito o meu forte, agora vou até às homeopatias e às acumpunturas. Afinal os velhos chineses sempre morreram de velhos!!!

    Depois digo qualquer coisa.

    As melhoras.

    Rafa

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos,
    Organizem-se!
    Parece que adivinhava:
    O governo vai abaixo e eu fujo para a minha terra. Quando o "tsunami" chegar à Barquinha, já mais de metade da população se afundou no litoral português onde se concentra.
    Poderieis ter-vos salvado se, seguindo o meu exemplo, ousásseis integrar a cruzada contra o sável e a lampreia, que perto do centro geográfico português em Vila de Rei, se predispõe a dar guarida aos seus apreciadores.
    Daqui a mais algum tempo, quando os Paços do Concelho, forem ocupados pelo Passos dos Coelhos, vou desafiar-vos mais uma vez.
    Desta sorte vou fugir para a "ILHA".
    Não interessa qual.
    Basta que seja selvagem!
    Já não há pachorra para aguentar tanto disparate, tanta sem vergonhice, tanta estupidez.
    Adeus!
    Não sei se regresso.
    Inté.
    A.M.

    ResponderEliminar
  4. Rafa, duas palavras:
    Cuidado com a homeopatia.
    A acumpunctura alivia... mas não cura.
    A medicina tradicional?
    O que diz ela?
    Um rápido restabelecimento.
    São os meus votos.
    A.M.

    ResponderEliminar
  5. Ó Mata, tu queres dizer que não regressas a Mem Martins. Certo? Aqui vens sempre, certo?

    Com muita pena, tambémnós não podemos ir. Fónix!!! De caminho, acaba o raio das duas noites de refúgio que me ofereceram. Já sabia onde íamos ficar. Era na Herdade de Cadouços, em Abrantes, até íamos pescar enquanto desmoíamos a lampreia...

    Fica para a próxima.

    Veijios e as melhoras Rafa.

    ResponderEliminar