quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALMOÇARADA EM VILA DO CONDE

No próximo dia 27 de abril, pelas 18 horas, irei fazer o lançamento do meu próximo livro. Será na Filantrópica, na Póvoa de Varzim (junto aos correios) e terá a presença do representante da Chiado Editora e de um ilustre convidado que fará a apresentação. Terei o maior gosto em convidar os ilustres «condóminos». Para o dia seguinte, dia 28, se for do agrado geral, será a almoçarada combinada em Mafra e terá como cenário Vila do Conde. Sugiro a CHURRASQUEIRA DO AVE, junto ao hospital de Vila do Conde, onde há o parque de estacionamento muito amplo __ o mercado municipal__, gratuito e praticamente deserto nesse dia. Espero que a adesão seja total. Já tenho a confirmação do Figas, do José António, seria um prazer ter também a presença sempre agradável do Noesis, do Franco, da Korujita e dos restantes «habitués» destas andanças: Filó, Des Contente, Mata e esposa (se estiver completamente recuperada).

   Quanto ao livro, é pura ficção e trata de assuntos relacionados com a nossa situação económico-financeira, dos problemas do sacerdócio, nomeadamente a leitura do evangelho segundo padrões modernos, virados para a realidade concreta e não somente para a repetição exaustiva de textos obsoletos e pouco perceptíveis para o mundo moderno. O padre Cristiano Bonfim, na pujança dos seus  vinte e cinco anos, é alvo de alguns assédios, um deles, sobretudo, protagonizado pela encantadora catequista Maria do Carmo irá fazer sorrir os leitores e as leitoras.
É óbvio que não digo agora se ele vai resistir ou não à tentação da carne. O que garanto é que vai dar luta aos caciques locais, uma extrema direita que usa jagunços e homens de mão para tentar perpetuar-se no poder; o seu combate, um bom combate, vai certamente apaixonar todos os que vêem na cidadania um prolongamento natural da evangelização. A defesa dos explorados e oprimidos é, segundo o padre Cristiano, o verdadeiro desígnio da Igreja, daí a sua postura revolucionária e contestatária ao poder local instalado e suportado pela «tribo clerical», mais idosa, que não passa de um rol de comissários políticos recebendo sinecuras e benesses de toda a ordem  e sempre fazendo genuflexões ao poder. O sucateiro Epaminondas, «investidor» político e empresário de sucesso irá lançar uma teia tenebrosa sobre o jovem padre. Conseguirá ele fugir a ela? e à tentação da carne, onde o «fruto proibido« chamado Maria do Carmo é a cereja tentadora em cima de um bolo apetitoso?

E mais não digo. Um abraço para todos deste pobre homem de Vila do Conde.

rouxinol de Bernardim








9 comentários:

  1. Só agora reparei que me esqueci da Rafaela Plácido, não foi por mal, foi apenas lapso. As minhas desculpas pela omissão.

    rouxinol de Bernardim

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rouxinol de Bernardim,
    Não respondi de imediato à proposta do nosso encontro/convívio para o dia 28 deste mês porque, tendo alguns compromissos já assumidos tentei alterar as datas dos mesmos. Isso não foi possível. Gostaria muito de estar presente nessa dia, inclusivammente propunha-me viajar no dia anterior para assistir ao lançamento do seu novo livro.
    Deste modo, proponho agora, se ainda for possível, a data 5 de Maio. De forma nenhuma ficarei melindrado se não for possível alterar a data por si indicada e já aceite por alguns dos nossos amigos "tertulianos".
    Peço desculpa pela demora na resposta ao seu convite mas não consegui conciliar s meus "afazeres" com a data indicada por si.
    Um grande abraço
    A.M.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    Acabei de enviar um e-mail a todo o grupo.
    Por mim pode a data ser alterada.
    Jota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não optar antes por uma almoçarada no Farol em Vila do Conde, o preço em nada é superior e garantidamente as vistas dão dez a zero, pois é de frente para o mar (na pista).
      AZULCLARINHO

      Eliminar
  4. Por mim também. Desde que não seja hoje, que estou a morrer de dores nas costas!!!

    Abraço a todos

    Rafa

    ResponderEliminar
  5. Dia 5 de Maio? Para mim é viável, mais tarde não.
    FigasAbraço a todos

    ResponderEliminar
  6. olarecas a ave esta por aki eheheheheh, bem dia 28 calhava k nem ginjas porque tenho o fds sem o meu pipolho, e o que me inviabiliza dia 5.
    Mas de qualquer forma não existe qualquer problema, se for no dia 5 cá nos encontraremos noutra ocasiao.

    Apesar de esvoaçada eehehehe n me esqueço de voces ehehehehehehehe.


    Bijalhufas eheheheheheh :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Korujita,
    que andas por essa Europa,
    vê lá se a coisa arrebita
    para endireitar sua tropa.
    FigasAbraço para ti e ao pimpolho

    ResponderEliminar
  8. Afinal, em que dia vai ser a almoçarada?

    ResponderEliminar