quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vai chover ferro!

Eles dizem que vai cair do céu uma máquina que andava a palpitar sobre os buracos do ozónio e de forma algo incontrolável. Dizem que a queda se vai dar no dia 26 deste mês de setembro que, embora já não tenha grande significado para mim, é o dia mundial da contraceção, celebrado por uns e estigmatizado por outros. O jornal informava, suponho que para nos acalmar, que a possibilidade de alguém levar com ele na tola era de 1 em 3.200, ou seja 0,05 por cento. Claro que se vai desintegrar e se as peças maiores podem matar alguém, as porcas e os parafusos vão certamente fazer alguns galos. Perante esta percentagem pus-me a pensar como é possível que os ativos apostadores do “euro milhões”, se arrisquem a sair à rua nesse dia. Sim, porque têm incomensuravelmente mais possibilidades de levarem com uma peça (ver fotografia) no toutiço do que serem premiados naquele jogo. Eu vou sair, mas por causa do azar que há anos não me larga, vou levar na cabeça um velho capacete da primeira grande guerra que um meu antepassado me ofereceu há muitos anos. A máscara de gás é que já se estragou. A.M.

3 comentários:

  1. Devido a esta tua posta fui ver ao Google e logo de caras li que “mais de 9.000 pedaços de destroços espaciais orbitam a Terra.
    Tu que andaste lá pelo mundo dos aviões sabes dizer-me porque raio cai essa coisada? Será porque é mais pesada?
    Diz a notícia que li em http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Cientistas_alertam_para_acumulo_de_lixo_no_espaco&posic=dat_20060120-070240.inc
    “Os pedaços de lixo espacial de 10 centímetros ou mais totalizam 5.000 toneladas”, estes não caem por falta de peso ou cairão também um dia?
    Noutro sítio ouvi que à volta da terra orbitam mais de 6.000 satélites, estes também vão cair?
    Como não se sabe onde cai a tal maquineta, a partir de amanhã de manhã até haver notícia da sua aterragem, vou para a fossa da minha garagem, vou ‘estar na fossa’ umas horas.

    ResponderEliminar
  2. Vais para a fossa. Mas primeiro vais ter o cuidado de preencher o "boletinzinho" do euromilhões, ora confessa lá.
    Explicação: tudo o gira orbitalmente em volta de um corpo, qualquer que ele seja, está dependente de um equilíbrio de forças deveras complexo em que entram forças de atracção, e repulsão, massa e velocidade do mesmo, etc. Este equilíbrio pode romper-se (alterar-se) em função de qualquer variação de um desses factores.
    Aliás ao longo de milhões de anos, sabemos isso, cairam na Terra meteoros e meteoritos que deixaram as sua cicatrizes, tal como na lua e em Marte, que cito por se conhecerem imagens.
    Mas afinal, onde é que eu já vou? Gaita eu até nem percebo nada disto.
    Estás a gozar comigo, ou quê?
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  3. Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… Obrigado “pá”, tinha-me esquecido do registo, vou prá fossa um pouco mais tarde, estou-me a ver à rasca para convencer os velhos a irem também para lá.
    Hoje à tarde estive a fazer umas extensões para ter corrente eléctrica, net e televisão, não posso perder o jogo.
    Abraço.

    ResponderEliminar