quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Petição a Sua Alteza D. Duarte Pio de Bragança


PETIÇÃO A SUA ALTEZA  D. DUARTE PIO DE BRAGANÇA
Humildemente, como descendente dos Vilhenas, do ramo do Grão Mestre da Ordem de Malta, embora não me assuma monárquico, venho, ousadamente, junto de Sua Alteza Real solicitar que tenha um gesto de magnânimidade e ajude a preservar o luzimento do nome D. Miguel, vosso antecessor, em Gondomar! Talvez, devido à vossa reconhecida modéstia, ainda não tenhais reparado que em Gondomaar tendes vastos domínios, em arruamentos com o nome de D. Miguel. Ele é Estrada de D.Miguel, ( um dos maiores do Concelho, senão o maior) ele é a Praceta D.Miguel, a Travessa D. Miguel, a Rampa D.Miguel, o Caminho D. Miguel e...até o Gaveto D. Miguel! 

Acontece que, embora eu tenha pugnado até aqui, como republicano, o  banimento dum nome, que no seu cego absolutismo monárquico, enquanto Rei, mandou fechar o Parlamento e permitiu prender e enforcar, no Porto, mais de duas dezenas de liberais, e ainda insatisfeito permitiu que fossem decapitados, até hoje nada consegui, apesar de já ter levantado a questão na imprensa nacional e regional, e mesmo com apoio de gradas figuras democráticas ainda não foi possível eliminar as placas, que marcam a honra de Gondomar em  honrar  o antecessor de Vossa Alteza!

Embora não concorde  com o reinado do nome de D. Miguel nos arruamentos de Gondomar, o que  muito vos deve alegrar, acho que, enquanto existir tal honra, as placas toponímicas, com seu nome, devem luzir, o que não acontece a ver pelos exemplos que envio, mas que, há anos ninguém quer reparar!

Atendendo à crise, atendendo que a Câmara de Gondomar é das mais endividadas do País, as perspectivas da substituição das placas, em mau estado, com o nome de
D. Miguel são reduzidas.

Assim, rogo a Sua Alteza que não deixeis afrontar a vossa ascendênca e ajudai Gondomar, oferecendo novas placas. Depois, podeis vir, montado no vosso cavalo real e passear pelos vossos domínios gondomarenses. Já que a República se porta mal, que seja a Monarquia a ajudar D. Miguel a reinar em Gondomar, e quem sabe se, além de vos oferecerem um coração em filigrana, não vos ofereçam, também, o título de Conde de Gondomar!?

                                       Nesta o nome de D. Miguel já se foi!
Esta vai pelo mesmo caminho!

Esperando um gesto da  vossa habitual magnânidade, assina um republicano, que pede desculpa da ousadia de em nome da República pedir ajuda à Monarquia!
Sou Atenciosamente
Silvino Taveira Machado Figueiredo
Gondomar

2 comentários:

  1. Se calhar ao descendente só lhe interessava o estatuto de herdeiro da coroa. Quer lá ele saber das placas!?
    Mas afinal quem era o pai de D. Miguel?
    Temos que perguntar à Carlota.
    Se ainda houver aí alguma placa com "Miguel" escreve por baixo: Bombarda!
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  2. Ó Mata. Isto é mesmo de rir! Depois de D.Miguel ter perdido militarmente continua a fazer o cerco ao Porto com 21 arruamentos, que constam nas 12 freguesias de Gondomar. E assim vai Portugal....mal!
    Olha, até o antigo Minsitro da Educação, José Augusto Seabra veio a terreiro sobre tal aberração; de em Democracia honrarmos, ostensivamente, um ditador, quando seu irmão, que nos deu mos caboucos da democracia, não!
    Um abração do Figas

    ResponderEliminar