sábado, 4 de junho de 2011

Ele é um Barra (da Costa)

Ele sabe de tudo e de todos, no entanto só fala de alguns.
Pode ser que um dia ele abra o livro e nos conte tudo que sabe sobre o ELP-Exército de Libertação de Portugal, a morte de Ferreira Torres e a ligação dos seus colegas da PJ à organização.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exército de Libertação de Portugal
Datas das operações6 de janeiro de 19751976
LíderBarbieri Cardoso
Motivosderrubar o MFA e os movimentos comunistas
Área de atividade Portugal
IdeologiaAnticomunismo
Principais açõesataques bombistas e destruição de sedes de partidos de esquerda
Statusas acções terminaram em 1976

O Exército de Libertação de Portugal (ELP) foi uma organização da direita política criada por Barbieri Cardoso (ex-subdiretor da PIDE[1]) e presidida pelo general António de Spínola[carece de fontes?], no ano de 1975. Estava sediada em Espanha.
Durante o Verão Quente de 1975, vários atentados bombistas a sedes de partidos políticos de esquerda foram atribuídos ao ELP, cujas acções eram muitas vezes confundidas com as do Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP) e do auto-denominado Movimento Maria da Fonte.
O principal objectivo do ELP era lutar contra os movimentos da esquerda política [2] do pós-25 de Abril de 1974, nomeadamente o COPCON (Comando Operacional do Continente) e a LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária). Foram considerados como terroristas de extrema-direita[3][4] chegando a incendiar sedes ligadas ao Partido Comunista[5], atacando a Embaixada de Cuba[carece de fontes?] e assassinando o Padre Max[carece de fontes?] num atentado bombista em 1976[4].

Sem comentários:

Enviar um comentário