sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Merci, Millôr!


No meio da praça, ainda ontem ocupada por feirantes, encontrava-se agora um pavilhão desmontável de ferro e plástico. Sobre a entrada um atractivo cartaz anunciava: “Feira do Livro”. Da rua, através do plástico transparente, viam-se as longas bancas cobertas de livros, ora perfilados ora desordenadamente amontoados sobre as compridas bancas.

Quando entrei não havia ninguém para além da jovem empregada, que solicitamente me atendeu. Lá fora, ali mesmo ao lado, a esplanada de um café encontrava-se repleta de gente que gozava o sol daquela manhã fim de Outono.

Que não! Que só queria dar uma vista de olhos, agradeci.

De um modo geral para este tipo de digressão não levo planos preconcebidos e a maioria das vezes não compro nenhum livro, a não ser em condições excepcionais em que deparo com o segundo volume de uma obra de que só tenho o primeiro, como aconteceu há tempos quando deparei com o “Trinity” que me faltava. Ou de uma outra em que num velho alfarrabista deparei com um trabalho de um autor secundário da minha terra natal em que narra os seus encontros e conversas com Ramalho Ortigão. Ou ainda da surpresa que me invadiu quando encontrei a publicação de Jorge de Sena, onde se encontrava o poema “Drama de um pai de família” que um amigo… deixa para lá… já passou.

Desta vez detive-me algum tempo em frente de um título: “Pif-paf”. O seu autor, Millôr Fernandes, transportou-me de imediato para a minha juventude e para a revista “Cruzeiro” dos anos 50 de que a belíssima Marta Rocha foi capa mais do que uma vez. Nesse tempo, Millôr era articulista desta revista com o pseudónimo de “Vão Gogo”, se a memória me não trai e cuja página era a primeira a ser lida.

Não esqueci os seus espirituosos pensamentos e as tiradas oportunas dos seus bonecos.

Desta vez, tinha que ser!

Paguei 2 euros e meio e meti o livro debaixo do braço.

- Quer que embrulhe? – Perguntou-me a simpática atendedora.

- Não é preciso, é para ler já!

Nota: Abro com um boneco e fecho com pensamento profundo: “Nos momentos de perigo é fundamental a presença de espírito, embora o ideal fosse conseguir a ausência de corpo”.

A.M.

7 comentários:

  1. Millor Fernandes teve o seu apogeu nos anos setenta, creio eu...
    Ainda recordo alguns desenhos e chistes muito gostosos!

    ResponderEliminar
  2. Então Mata, já despachaste a bola para o Rouxinol?

    Veijios

    ResponderEliminar
  3. Ainda não, mas temos tempo. Todavia temo que fevereiro não seja para nós a época ideal. Logo se vê! Abraços para todos... à molhada!
    A.M.

    ResponderEliminar
  4. Boas.

    E eu aqui com a cabeça em água e o menino AM a ler Millor Fernandes!!! F...-...!

    Bom, lá fiz hoje a reunião, em 2ª convocatória.

    Apareceram-me 712,5. Só espero que os faltosos (3) não me deitem o trabalho por água abaixo, desaprovando o que foi aprovado!

    Bom pessoal, beijinhos. Fevereiro não é também muito bom para mim, pois ainda devo andar com resquícios desta reunião a tiracolo.

    Beijos

    Rafa

    ResponderEliminar
  5. Mas quantos são eles? Se forem pelo menos 7, aguentam com a decisão da maioria. Ou será gente importante que tem direito de veto?
    E porque não seguem o exemplo da assembleia da madeira (minúsculas por vingança) em que só é preciso estar 1 presente para representar a maioria. Pelo menos, deste modo, poderia ter nomeado um representante da sua cor e folgava para vir até Mafra, digo eu que, sortudo, nunca tive de lidar com condomínios.
    Que tudo se resolvaa a seu contento, Rafa.
    Abraço,
    A.M.

    ResponderEliminar
  6. Pois, mas eu sou a "boss" e os assuntos a tratar requeriam a unânimidade dos presentes e agora requerem o assentimento dos ausentes.
    Presentemente, estou na segunda ronda dos trabalhos, que, pelos meus cálculos, se vai prolongar por 90 dias. A menos que eu lhes dê a volta, que é o que vou tentar fazer, embora me vá sair do pêlo...
    É amanhã, dia 29/11/2011, que vou começar a pegar de novo nos papéis, pois nestes três dias após a reunião até me metem nojo.

    Abraço AM e companheiros do liricos

    Rafa

    ResponderEliminar