quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Candidatos presidenciais: meros opinadores!


É com esta caneca que os políticos fazem a festa
com o povo metido a besta!
Candidatos presidenciais; meros opinadores!

“No entanto, muito para além disso, o Presidente da República pode fazer um uso político particularmente intenso dos atributos simbólicos do seu cargo e dos importantes poderes informais que detém.”
Do nº 10, das Funções do Presidente da República, que consta no seu site oficial!

Perante o primeiro debate entre candidatos presidenciais, um;
o Francisco Lopes limitou-se a debitar a costumada cassete do PCP, um ideal comunista que não vingou na defunta URSS, e o Dr. Fernando Nobre (substituindo o poeta Manuel Alegre) veio com a proposta poética dum salário mínimo europeu! Ora, se um presidente da República Portuguesa não legisla em Portugal como pode aspirar a um acordo entre os 27 para um salário mínimo europeu? Também quer copiar Cavaco, que se farta de mandar recados e mensagens e que aprova leis, mas com dúvidas?

Depois de quarenta anos de ditadura, o povo português priviligeou o poder assente nos representantes do povo na Assembleia da República do que dar excessivos poderes presidenciais. Farto de  poder assente num só homem estava o povo, vai daí, as funções do Presidente são pouco mais que decorativas, tipo raínha da Inglaterra!

Por isso, é mera retórica ouvir candidatos dizerem que não permitirão que se mexa na saúde, no ensino, no Estado social,  que reduzirão o número de deputados, que criarão conselhos disto e daquilo, etc. etc. Tudo isso são meras projecções de sonhos encantatórios, para encantar os eleitores!
Para mim, a Presidência da República é apenas uma peça de mobília, paga pelo Governo; (por todos nós) a que cabe a nós escolher essa peça decorativa presidencial!
Por mim, qualquer boneco serve, mas talvez, na conjuntura actual, e para ajudar a indústria nacional,  preferisse uma peça das Caldas, do nosso querido Bordalo Pinheiro.
Adivinhem!
FigasAbraço

1 comentário:

  1. ehehehe e k pagamos e vajam em 1º classe em viagems de 1 hora e 45 minutos de orly para Porto. Lá vinha o refastelado sem boinas, como ficou conhecido o seu líder, e que se afundou pelos submarinos lol

    Lá vinha de cabelo grisalho, com ar de quem envelhece devido ao ardúo trabalho de líder parlamentar do PP, refastelado na 1ºclasse, de perna traçada lololol Nuno Melo.

    pelo menos era pela tap uma empresa que faz parte da star lines ehehehe, e que espera que o voo seja do seu agrado lolololololololol

    mas podia ir na economica, né? xulos

    ResponderEliminar