domingo, 31 de julho de 2011

O fim da onda curta na RDP

Para reduzir custos a administração da RTP/RDP decidiu acabar (temporariamente) com as emissões de rádio em onda curta, a RDP Internacional só estará disponível através da internet.
A decisão agora tomada pela RTP enquadra-se numa tendência mundial seguida por vários operadores, que têm optado por uma diminuição ou mesmo pelo fim das emissões de Onda Curta. Assim, após consulta prévia à Anacom, a partir de dia 1 de Junho a RTP suspende provisoriamente, para avaliação, as emissões da RDP Internacional na Onda Curta. No final deste período, serão avaliadas as consequências e será tomada uma decisão definitiva.
Adivinha-se a ultima decisão, de nada valendo os apelos ao provedor do ouvinte no sentido de a RDP manter o serviço via éter vindos um pouco de todo o mundo.
A maioria estar-se-á marimbando para mais este encerramento, quem “anda ao mar” perde um serviço, tal como quem no estrangeiro não tem posses para ter internet.
Eu ainda me lembro dos ouvidos encostados aos rádios a ouvir, baixinho, as rádios livres, recordo os zumbidos que as autoridades portuguesas emitiam em cima das emissões.
Não sou saudosista, estou contra o fim da onda curta tal como estive contra a transformação da sede da pide na António Maria Cardoso num condomínio de luxo.

1 comentário:

  1. Pois eu sou do tempo em que os rádios tinham 3, 4 ou mais bandas de ondas curtas e a emissora "pirata" que ouvíamos era a BBC, à noite e baixinho por causa dos esbirros do Estado Novo.

    ResponderEliminar